sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Christine Lagarde será investigada por tribunal francês

INVESTIGAÇÃO

Christine Lagarde será investigada por tribunal francês

Diretora do FMI é acusada de desvio de conduta em acordo milionário

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, será investigada por um tribunal francês. O motivo seria o envolvimento dela em um acordo milionário para fechar uma batalha judicial quando era ministra das Finanças da França.
A diretora do FMI negou qualquer desvio de conduta ao ter aprovado o pagamento de 285 milhões de euros a Bernard Tapie para encerrar uma longa disputa legal com um antigo banco estatal.  O pagamento feito pelo banco Crédit Lyonnais a Tapie foi feito em razão de indenização solicitada pelo empresário, amigo de Sarkozy e ex-ministro socialista no governo François Mitterrand.
O ex-ministro comprou o grupo Adidas em 1990 e cedeu-o logo parcialmente ao Crédit Lyonnais em 1992. Um ano depois, a Adidas foi revendida a uma filial do banco público por 318 milhões de euros e, depois, em dezembro de 94, por 670 milhões de euros a Louis-Dreyfuss.
Em 2008, a então ministra das Finanças ordenou que um painel especial de juízes decidisse e encerrasse o caso. Em 2009, Tapie recebeu a indenização de 285 milhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário