sábado, 23 de julho de 2011

Explosão de bomba em possível atentado deixa mortos e feridos na capital da Noruega


Explosão de bomba em possível atentado deixa mortos e feridos na capital da Noruega

  Por Redação, com agências internacionais - de Oslo
polícia
Ferido na explosão recebe atendimento na calçada, no Centro de Oslo
Uma forte explosão danificou prédios do governo no centro de Oslo nesta sexta-feira, inclusive o escritório do primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg. Várias pessoas ficaram feridas, disse uma testemunha à agência inglesa de notícias Reuters. A explosão estilhaçou a maioria das janelas do prédio de 17 andares onde está localizado o gabinete de Stoltenberg, além da de ministérios próximos, como o Ministério do Petróleo, que estava em chamas.
Segundo o correspondente da Reuters Walter Gibbs, ao menos oito pessoas estavam feridas. A causa da explosão ainda é desconhecida, mas havia destroços de um carro em frente a um dos prédios. Autoridades da políciae dos bombeiros não quiseram comentar sobre a causa da explosão. De acordo com a polícia norueguesa, uma bomba causou a explosão no centro de Oslo, afirma a agência norueguesa de notícias NTB, citando um chefe dapolícia. A emissora de rádio estatal NRK disse que duas pessoas morreram no incidente, aumentando o número anteriormente citado de uma pessoa.
– Por enquanto, posso confirmar que recebemos sete pessoas no Hospital Universitário de Oslo – disse um assessor de imprensa do hospital àReuters.
A polícia, no entanto, anunciou duas mortes e um número ainda não exato de feridos no bairro onde se encontra a sede do governo norueguês. Segundo dois membros de seu gabinete consultados pela agência francesa de notícias AFP, o primeiro-ministro Jens Stoltenberg não se encontrava em seu escritório no momento. A agência NTB acrescentou que ele está em um local seguro.
A polícia isolou o bairro onde se encontram o gabinete do premier, o Ministério das Finanças e a redação do Verdens Gang (VG), um jornal de grande tiragem. As imagens exibidas pelas televisões mostram a sede do governo e outros prédios completamente danificados e as ruas tomadas de pedaços de concreto e cacos de vidro, assim como muita fumaça e várias ambulâncias circulando.
– Vi que as janelas do edifício do VG (nome do jornal) e da sede do governo estavam estilhaçadas. Há pessoas ensanguentadas na rua – declarou uma jornalista da rádio estatal NRK que está no local.
A jornalista da NRK Ingunn Andersen, que inicialmente pensou em um “terremoto”, acrescentou que havia “vidro por todos os lados”.
– É o caos total. As janelas de todos os edifícios nas imediações foram pelos ares – relatou.
As fotografias colocadas no site do NRK mostram vidros amontoados diante do edifício do VG e soldados que cercaram o bairro, assim como um grupo de pessoas agachadas ao lado de alguém que parece estar ferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário