Turismo cinéfilo
Roteiro de cinema vira roteiro de viagem
A cidade de Nova York é uma espécie de “Meca” do turismo cinéfilo. E que tal visitar as locações do reino de Gondor, de “O Senhor dos Anéis”? Por Hugo Souza
Quem viu “Indiana Jones e a Última Cruzada”, terceiro filme da cultuada série de Steven Spielberg sobre as aventuras do arqueólogo mais famoso da história do cinema, lembrará das cenas do vaivém de um aviãozinho sobre um mapa-múndi representando os trajetos percorridos por Henry Jones Júnior, vivido por Harrison Ford, em sua busca pelo Santo Graal. Pois estes e outros trajetos e paragens retratados na ficção cinematográfica vêm sendo cada vez mais percorridos e visitados por pessoas que querem conhecer os lugares onde os filmes são ambientados. É a onda do turismo cinéfilo, um filão ora em destaque por causa da festa do Oscar.Seguindo os passos de Indiana Jones em sua corrida contra os nazistas pelo cálice sagrado, o turista visita Londres, Granada, Veneza e fecha o roteiro no templo de Al Khazneh, na cidade de Petra, na Jordânia, onde no filme o Santo Graal está escondido sob a guarda de um milenar e enferrujado José de Arimatéia.
New York, New York
Mas nem só de paragens exóticas vive o turismo cinéfilo. Ao contrário. Um dos lugares do mundo que mais apostam neste filão emergente é Nova York, cenário de clássicos como “King Kong”, “O Poderoso Chefão”, “Bonequinha de Luxo” e, claro, “New York, New York”, de Martin Scorcese.Nova York é também o principal pano de fundo para as comédias existenciais de Woody Allen, cujas locações compõem o roteiro do Woody Allen Walking Tour, um concorrido passeio-temático pelas ruas e prédios da cidade onde foram filmadas cenas de filmes como “Manhattan”, “Hannah e Suas Irmãs” e “Tiros na Broadway”.
Várias agências de turismo oferecem roteiros semelhantes em Nova York. A empresa líder deste mercado na cidade é a On Locations Tour, responsável pelo concorrido roteiro New York TV & Movie Sites, que abrange ainda locações das inúmeras séries de TV exibidas em todo o mundo que têm a cidade como cenário. Existe até visita guiada ao duto de ventilação do metrô de onde saiu o ventinho que levantou o vestido de Marilyn Monroe.
O mercado nova-iorquino de turismo cinéfilo anda especialmente aquecido em função da festa do Oscar. As agências estão oferecendo descontos nos passeios e há museus com exposições sobre filmes célebres rodados na “Big Apple”.
007 no Pão de Açúcar
O turismo cinéfilo vem sendo alavancado pelo site Movie Locations (http://movie-locations.com/), um sucesso absoluto na rede mundial de computadores pelo qual é possível organizar roteiros para explorar o mundo de filme em filme. No site, é possível navegar pelos títulos das obras, nomes de atores e diretores ou ir direto a um país específico e ver dicas de lugares para visitar baseados nos filmes que tiveram cenas filmadas ali.Clicando em “Brazil”, aparecem os filmes “Anaconda”, “A Floresta das Esmeraldas”, “Fitzcarraldo” e “007 contra o foguete da morte”, no qual o James Bond vivido por Roger Moore se engalfinha com Dentes de Aço, o vilão da vez, no bondinho do Pão de Açúcar.
No Movie Locations pode-se ver que o reino de Gondor, de “O Senhor dos Anéis”, na verdade fica na Nova Zelândia, onde é oferecido um pacote chamado “Seguindo os Anéis”, nos moldes do turismo cinéfilo de Nova York. E que tal um giro pela Europa com destinos escolhidos com base nas viagens-relâmpago de Jason Bourne pelos quatro cantos do continente em sua busca frenética para descobrir sua própria identidade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário