quinta-feira, 3 de março de 2011

Bali: comer, rezar e amar!

Turismo

Bali: comer, rezar e amar!

Acredita-se que existam mais de 10 mil templos em Bali, em um território do tamanho de Brasília. Por Fernanda Costta

Bali é a ilha mais badalada da Indonésia, espremida entre Java e Lombok, em pleno sudoeste asiático. Desprendida do resto do país, renegou a religião muçulmana e deixou fluir sua origem hindu, o que a deixou com um aspecto mais animado e alegre, e até certo ponto, mais liberal.
Cercada de belas praias, dentre elas a famosa Nusa Dua, onde concentram as principais cadeias internacionais de hotéis de luxo, com spas que oferecem serviços completos e entretém turistas durante uma semana inteira. Tanjug Benoa é uma península tranqüila, com mar de águas calmas, perfeita para quem viaja com crianças. Kuta é o endereço da diversão, cercada de boates e bares, é uma praia concorrida e que não dorme nunca. Já Seminyaki é hippie-chique, com lojas de design, restaurantes sofisticados e hotéis aconchegantes. Bali é também reduto de surfistas que buscam ondas perfeitas em um clima para lá de especial e oferece mais de 25 pontos de surf, sendo os mais famosos Uluwatu e Dreamland.
Tão onipresente quanto às praias, são os templos em Bali. Acredita-se que existam ali mais de 10 mil, num território do tamanho equivalente ao Distrito Federal no Brasil. O mais pitoresco é Tanah Lot, num rochedo cercado de águas. Assistir ao pôr-do-sol desenhando a silhueta do templo é programa obrigatório para quem quer capturar a mais pura essência de Bali. No norte da ilha, em meio às montanhas está o Lago Bratan, com o delicado templo que leva o mesmo nome. Já no centro de Bali, Taman Ayun sobressai com seus pagodes altos e jardins cheios de flor de lótus.
Para ficar ainda mais próximo da natureza, o vilarejo de Ubud é o destino perfeito, com pousadas requintadas e restaurantes com o melhor da cozinha internacional e exótica. Ubud também é famosa pelo artesanato, elaborado por dezenas de artistas plásticos que trocaram seus países de origem para viver em Bali.
Na gastronomia balinesa, pratos elaborados, perfumados e suculentos. O carro-chefe fica por conta do Sate Lilit, feito à partir de peixe moído e camarão, além do Bebek Betutu, pato cozido lentamente em folhas de banana. Para degustar as delícias locais, o restaurante Bumbu Bali em Tanjung Benoa é uma excelente opção. Para especialidades em frutos do mar, a praia de Jimbaran oferece variedade num ambiente muito casual. Ubud também é sempre uma excelente opção qualquer que seja a preferência, tudo apresentado sempre de maneira criativa, como o restaurante Ibu Oka, um dos mais concorridos para o prato à base de porco.
O agito de Bali acontece tarde, sempre depois da meia-noite. É neste momento que as boates fervilham e garantem a animação até o raiar do dia. Bounty Chip é um lounge de três andares na praia de Kuta, perfeito para começar a noite. Para encerrar, a sugestão fica por conta da boate Santa Fe e também da Bacio.
Depois de se esbaldar na praia e na agitada noite, nada melhor que relaxar com a famosa massagem balinesa. Para hospedagem, o exclusivo hotel The Legian Bali oferece uma das mais espetaculares vistas da ilha com uma infra-estrutura invejável. No estilo resort, Nikko Bali e Ayodia em Nusa Dua; e Hard Rock Hotel em Kuta oferecem ótimo custo-benefício.
Para se chegar à Indonésia, a cia aérea Air France oferece vôo de São Paulo até a capital Jacarta, com conexão em Paris à partir de R$ 4.200,00. Outra opção é chegar até Kuala Lumpur ou Singapura e de lá voar com a premiada low cost Air Asia, com tarifas de USD 30. Brasileiros podem solicitar o visto na chegada ao país para permanência de até 30 dias e é indispensável apresentar cartão de vacina contra febre-amarela.
Se alguém se interessar em contratar um motorista para desbravar a ilha ou para fazer transfers, o Gusti é uma pessoa boníssima e me levou para lugares lindos! Já o recomendei para outras pessoas que também gostaram e o melhor, tem um preço super camarada! Anota o email dele aí: gusti.sudiarta@ymail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário