quarta-feira, 13 de maio de 2015

Religiões Afro-brasileiras farão festa em homenagem ao 13 de maio

Umbanda, Candomblé e Quimbanda, que estão em festa em todo Brasil

13 de maio é um dia especial para as comunidades de terreiros de Umbanda, Candomblé e Quimbanda, que estão emfesta em todo Brasil, é o que afirma o pesquisador Afro-brasileiro, umbandista, especialista em projetos Afro e articulador das comunidades de terreiros no Nordeste e Meio-Norte Brasileiro, professor Antônio Cruz, ou Antônio de Ogum.
Essas religiões de matriz africanas e o movimento negro no Brasil estão em festa porque é o dia da Abolição da Escravatura, é dia de Nossa Senhora de Fatima e se reza, homenageia, ‘arrêa’ a ‘comida de santo’ e ‘gira’ para os ‘Pretos Velhos’, entidades que a Umbanda considera as mais sábias, e que dirigem todas as linhas dessa religião. Segundo seguidores, são entidades que curam através de rezas, defumações e oferendas, pois relembram os escravos na ‘senzala do Barão’
.
Vários terreiros em Teresina mantêm a tradição de realiza uma grande festa ou festejo em homenagem a essa corrente espiritual. Um dos exemplos acontece no bairro Dirceu, a tradição fica por conta de Esthêr de Iansã, que em seu terreiro realiza homenagem aos Pretos Velhos.
O professor Antônio cruz estará girando e festejando Nossa Senhora de Fátima e os Pretos Velhos com a Mãe Cruz no conjunto Boa Vista em Timon (MA), irá visitar também Mãe Pretinha durante o dia no bairro Parque Piauí, em Timon, e a tarde com seu irmão de fé, Pai James, na Zona Norte de Teresina e a noite visitará o Ilê-Axé-De-Iansã, do Pai Hadilton, que realiza há anos a festa de Mãe Joana, Preta Velha que cura e reza nas pessoas, fazendo o bem, sem olhar a quem.
Segundo o professor, ainda haverá homenagem aos Pretos Velhos e Nossa Senhora de Fátima, bem como a Abolição da Escravatura, na Chapada do Gato, no terreiro do Irmão Ernesto, próximo ao povoado Nazária, no povoado Chapadinha, zona rural de Teresina, próximo a Demerval Lobão, no terreiro da Irmã Jesus no dia 17 de maio e no dia 16 de maio na comunidade Quilombola Mimbó, zona rural de Amarante, com a Irmã Deuzuite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário