Até algum tempo atrás, o melhor tratamento  para o controle  dos sintomas nas mulheres que seencontram nessa fase da vida era a reposição hormonal. Porém, os pesquisadores descobriram que há outro tipo de medicamento que colabora com o alívio dos sintomas descritos. Esse novo remédio é composto por desidroepiandrosterona (DHEA), um hormônio normalmente produzido pelo nosso próprio organismo.  
Como age a desidroepiandrosterona?
A DHEA é um pró-hormônio esteroide, comumente produzido a partir do colesterol das glândulas adrenais, gônadas, tecido adiposo, cérebro e pele. Essa substância é um precursor da androstenediona, da testosterona e do estrogênio. Este é convertido em androgênio ou em estrogênio, dependendo do sexo da pessoa. Sendo assim, no caso das mulheres que estão na menopausa, seu efeito seria a produção do hormônio feminino, o estrogênio, ajudando no controle dos sintomas apresentados pela mulher.
Vale lembrar que o início da produção do DHEA ocorre por volta dos 7 anos de idade, chegando ao seu máximo durante a fase adulta, por volta dos 20 poucos anos. Com o tempo, sua produção decai, chegando aos 40 anos com uma produção equivalente a metade. Toda essa mudança ocorre tanto em homens, quanto em mulheres, porém sua manifestação é mais percebida pelo sexo feminino.
Quais são as formas de apresentação?
A DHEA pode ser comumente encontrada nas farmácias de duas formas, gel ou comprimido. O tipo de apresentação indicada para cada caso depende da orientação médica.
A nova pílula contra a menopausa é um grande avanço, pois sua eficácia através de estudos é comprovada. Porém, não utilize qualquer medicamento sem consentimento médico. Utilizar qualquer tipo de remédio sem orientação de um especialista pode causar sérios riscos para sua saúde. Antes de tudo, é preciso procurar um atendimento especializado, que seja feito com uma avaliação rigorosa dos sintomas apresentados pela paciente.


 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário