Nobel da Paz terá ganhador 'óbvio' este ano, diz
presidente do comitê
Jagland se disse 'surpreso' porque especialistas ainda não descobriram nome, que será revelado na sexta
OSLO - O ganhador do Nobel da Paz de 2011 será "evidente", de acordo com o presidente do comitê que entrega o prêmio, Thorbjoern Jagland. Ele ainda se disse "surpreso" porque especialistas ainda não descobriram de quem se trata. O ganhador será revelado na capital norueguesa, Oslo, na sexta-feira.

Christian Lutz/AP
Thorbjoern Jagland durante entrevista nesta quarta: 'surpreso por ainda não saberem'
Embora não tenha revelado o nome do ganhador, Jagland deu algumas pistas sobre os critérios do comitê durante uma entrevista concedida na França à AP. Segundo ele, não foi "necessariamente tarde" para considerar líderes da primavera árabe, movimento que começou na Tunísia e derrubou ao menos três líderes da região.
O prazo para apresentação de candidaturas foi encerrado em 1º de fevereiro, dez dias antes da queda do presidente egípcio Hosni Mubarak. No dia 28 acabou o prazo para que os integrantes do comitê aportassem sugestões. Especialistas chegaram a dizer, na semana passada, que o prêmio poderia ser concedido a ativistas da primavera árabe.
"Houve muitos atores (da primavera árabe) desde então, mas isso não significa que o prêmio tenha tomado essa direção porque há muitos acontecimentos positivos no mundo", disse Jagland nesta quarta-feira, 5. Segundo ele, "o acontecimento mais positivo receberá o prêmio".
"Por isso, estou um pouco surpreso de que ainda não tenha sido descoberto por comentaristas e especialistas, porque para mim é evidente", afirmou
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário