SUSTENTABILIDADE
Energia solar no deserto californiano
Algumas das usinas de energia solar precisam ser grandes, muitas outras não
Como uma tatuagem planetária, para ser vista do espaço, um vasto conjunto de círculos concêntricos, estão inscritos na pele do deserto ao sul da Califórnia. A terra foi preparada na usina de Ivanpah, uma das maiores instalações de energia solar do mundo, em outubro do ano passado. O conjunto de espelhos, que eventualmente irão concentrar os raios solares para os coletores, já estão no lugar. E, ainda esta semana, o financiamento começa.
BrightSource, localizado em Oakland, na California, anunciou em 11 de abril que finalizou o empréstimo do governo dos Estados Unidos, de US$ 1,6 bilhão, para o Ivanpah. Ao mesmo tempo anunciou que a empresa Google obteve uma participação de US$ 168 milhões no projeto. A usina precisa de todo esse dinheiro, já que a tecnologia da BrightSource é muito maior, comparada com outros tipos de instalações solares.
A maioria da potência solar vem de células que transformam a luz diretamente em eletricidade. As instalações desse tipo podem aparecer em qualquer tamanho. O sistema BrightSource, como outros sistemas térmicos solares, concentra todo o calor do sol para acionar as turbinas. Os três que serão instalados no Ivanpah, juntos irão ter uma capacidade maior do que todas as células de captação solar construídas nos Estados Unidos.
Já pensou-se que as instalações solares poderiam atingir um tamanho semelhante ao visto ao longo do oeste norte-americano. Hoje, existem indicações de que isto não irá acontecer. Analisando projetos solares, criados desde 2007, nota-se que o fato tornou-se inviável. O tamanho médio começou perto de 100MW, hoje passou para 20MW, e nem todos estes projetos serão finalizados. Especialistas supõem que as maiores instalações estão mais propensas a cair no esquecimento. Se isto acontecer, o tamanho médio ainda irá reduzir. Os menores, mesmo que não esteticamente bonitos, são mais fáceis de passar em controles ambientais e licenças de construção. Além de serem mais práticos.
O que não significa que grandes projetos de energia solar irão acabar. Para os grandes produtores, a existência destes grandes projetos garante a manutenção do funcionamento de suas fábricas funcionando no auge da eficiência. Ser extremamente grande continua sendo uma opção para a energia solar. Para a BrightSource, uma obrigação. Eles esperam que, com o tempo, provem que sua tecnologia é eficaz o suficiente para superar a desvantagem de ter que se fazer um investimento alto.

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário