domingo, 27 de fevereiro de 2011

Ruy Barbosa

Ruy Barbosa nasceu em 05 de novembro de 1849

Ruy Barbosa de Oliveira nasceu em Salvador, Bahia, em 05 de novembro de 1849. Formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 187o e, além de jurista, ele exerceu atividades como jornalista e político. Ruy é membro fundador da Academia Brasileira de Letras.
Ficou conhecido como jornalista quando ainda era estudante. Após formar-se foi morar no Rio de Janeiro, iniciou a carreira de jurista e adotou a causa da abolição da escravatura. Foi deputado provincial e geral e convidado para o ministério do Gabinete Afonso Celso, antes de ser proclamada a República. Recusou, pois seria um cargo contrário às suas convicções.
Ao ser proclamada a República, ele se tornou Ministro da Fazenda do Governo Provisório e mais tarde se elegeu a senador pela Bahia, à Assembléia Constituinte. Foi contrário ao golpe que levou Floriano Peixoto ao governo e, por isso, como redator-chefe do Jornal do Brasil, abriu campanha contra ele na imprensa. Obrigado a exilar-se, Ruy Barbosa seguiu para Buenos Aires, depois para Lisboa e  em seguida para Londres. De lá escreveu célebres Cartas da Inglaterra para o Jornal do Commercio.
Em 1895 retornou do exílio e retomou suas atividades de senador, nas quais foi reeleito e exerceu até a morte. Foi candidato à presidência da República em 1905, mas Ruy abriu mão da mesma para apoiar Afonso Pena. Ganhou projeção internacional durante a Conferência da Paz em Haia (1907), onde defendeu com brilho a teoria brasileira de igualdade entre as nações. Em 1913, de volta ao Brasil, fundou o Partido Liberal e foi novamente candidato à presidência. Mais uma vez sua candidatura não foi bem sucedida.
Ruy Barbosa morreu em 1° de março de 1923, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. A notícia do seu falecimento foi comentada no mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário